Sinopsis
Nos manuais de Teologia ou nos livros de História há uma grande ausência de referências à participação das mulheres na produção de conhecimento ao longo dos séculos. Esse fato leva à suposição de que o pensamento ocidental foi exclusivamente construído por homens. Entretanto, a pesquisa dos manuscritos, dos mais antigos aos atuais, mostra que as mulheres sempre estiveram presentes, contribuindo direta ou indiretamente.
Na Igreja Medieval, mulheres estudaram de forma coerente e ordeira o conhecimento cristão e deram a sua contribuição para o entendimento e a interpretação daquilo que Deus revelou pelas Escrituras sagradas.
Pode soar estranho para alguns ouvir falar de teólogas na história da Igreja, em razão da crença incorreta de que somente homens deram contribuições para o pensamento, a cultura, as artes e a intelectualidade cristãs. Porém, essa estranheza rapidamente se desfaz quando se toma conhecimento de quem foram e do que fizeram as mestras dos séculos passados, que influenciaram de camponeses iletrados e autoridades a comunidades inteiras em seus dias.
Por essa razão, Teólogas da Igreja Medieval traz uma contribuição essencial para o conhecimento da história da Igrej...