Sinopsis
National Kid aportou quando a TV brasileira estava a apenas 14 anos no ar, ainda antes de clássicos como "Perdidos no Espaço" e "Jornada nas Estrelas". A série deixou marcada aquela geração e abriu caminho para que o mercado trouxesse tantas outras inesquecíveis séries e desenhos animados lá da Terra do Sol Nascente.
Em vista desse grande impacto promovido em nossa cultura popular, não é de se estranhar que esse clássico japonês ainda diverte atualmente e traz tantas recordações nos cinquentões ou sessentões das mais variadas classes sociais. Visando o numeroso público saudosista e, ainda, os curiosos das novas gerações e os estudiosos da história da televisão, é escrito este livro, que adentra o grandioso universo em torno da série, promovendo uma abordagem inédita na pesquisa sobre um programa de TV.
O primeiro contato do autor com a série National Kid aconteceu em um determinado dia de 1965, quando seu pai ligou o televisor para assistir a um programa de esportes na TV Piratini de Porto Alegre. No entanto, a atração anterior ainda estava no ar e chamou a atenção do guri: National Kid, o herói vindo de Andrômeda. Tratava-se de uma série com características peculiares: o herói voava de braços abertos, diferente de outro que assistíamos na época, o Super-Homem. De repente, crianças saíam correndo pelas calçadas e gritavam "Nacional Kid!".
Há algumas décadas, o autor vinha acumulando, por curiosidade, informações minuciosas e até inéditas sobre a série. Todo esse vasto material informativo não poderia ficar acessível a poucos e assim foi transposto para o mundo literário. O rico volume de informações extrapola os limites da tela e relata a gênese da série, a escolha do nome, detalhes sobre o enredo e personagens, o impacto cultural no Brasil e um amplo levantamento das locações das filmagens, inclusive com mapas e imagens comparativas de como eram e como estão atualmente. Para tanto, o autor contou com informações de diversas fontes pelo mundo, como o Dr. Masashi Sakai, professor de uma universidade japonesa.
Sinopses dos episódios e preciosas informações técnicas da produção e do processo de dublagem no Brasil completam a narrativa do primeiro livro-reportagem brasileiro a contar a história de National Kid.