Design: Tecnologia A Serviço Da Qualidade De Vida

  • Autor: Marizilda dos Santos Menezes
  • Editor: Canal 6 Editora
Prueba ahora Firma sin compromiso. Cancele cuando quiera.

Sinopsis

O contexto atual do Design sugere que o mesmo pode ser compreendido como a área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) que agrega conhecimentos diversos com o propósito de oferecer produtos e sistemas que enaltecem a interação e a qualidade de vida humana.
Por qualidade de vida compreendem-se as condições que contribuem para o bem-estar físico, cognitivo, social e espiritual das sociedades, comunidade e dos indivíduos que participam das mesmas. No caso das pessoas com deficiência, a promoção da qualidade de vida pode ocorrer pelo conjunto de recursos denominado de Tecnologias Assistivas, as quais visam potencializar as habilidades funcionais dos indivíduos e sua inclusão na sociedade.
O Programa de Pós-graduação em Design da UNESP – PPGDesign-UNESP reúne diferentes projetos que demonstram vínculos com o estudo e desenvolvimento de tecnologias visando a Qualidade de Vida das pessoas. Nesta coletânea estamos apresentando alguns desses estudos. O primeiro capítulo aborda as novas tecnologias que auxiliam a locomoção de pessoas com deficiência visual; e intitula-se "WEARABLES E A DEFICIÊNCIA VISUAL: A EVOLUÇÃO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS PARA MOBILIDADE", de autoria de Aline Darc Piculo dos Santos, Fausto Orsi Medola e Anselmo Frizera Neto.
Os capítulos seguintes tratam da contribuição dos processos de impressão 3D para o desenvolvimento de Tecnologias Assistivas: "O USO DA IMPRESSÃO 3D NA TECNOLOGIA ASSISTIVA", de autoria de Ana Cláudia Tavares Rodrigues, Fausto Orsi Medola e Luciana Ramos Baleotti; e "DESIGN, TECNOLOGIA ASSISTIVA E IMPRESSÃO 3D: OTIMIZANDO A RELAÇÃO ENTRE USUÁRIOS E ÓRTESES E PRÓTESES", de autoria de Ana Lya Moya Ferrari; Fausto Orsi Medola e Luciana Ramos Baleotti.
O quarto capítulo trata dos aspectos de uso (ou não) de Tecnologias Assistivas e intitula-se "ABANDONO DE DISPOSITIVOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA: CARACTERIZAÇÃO E FATORES QUE DETERMINAM SUA OCORRÊNCIA"; e é de autoria de Letícia Vasconcelos Morais Garcez; Fausto Orsi Medola e Luciana Ramos Baleotti.
Ainda sobre Tecnologias Assistivas, mas relacionadas a sistemas informacionais, é apresentado o quinto capítulo "ENVELHECIMENTO E DESIGNS DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS", de autoria de Cristina Nieves Perdomo Delgado, Jesús Rivera Navarro e Luis Carlos Paschoarelli.
Os dois capítulos seguintes abordam o desenvolvimento de tecnologias de apoio para as novas demandas do envelhecimento humano: "CONCEITOS SOBRE O ENVELHECIMENTO, DOENÇA DE PARKINSON, USABILIDADE E ESTIGMA DE PRODUTOS COTIDIANOS", de autoria de Leticia Nardoni Marteli, Fabio Augusto Barbieri e Luis Carlos Paschoarelli; e "COMPLEX[IDADE]: UMA REFLEXÃO SOBRE O JOGO COMO OBJETO CONTEMPORÂNEO E SUA UTILIZAÇÃO NA TERCEIRA IDADE", de autoria de Mayckel Barbosa de Oliveira Camargo e Paula da Cruz Landim.
O penúltimo último capítulo aborda os aspectos do design de informação e se intitula "DESIGN GRÁFICO INCLUSIVO: CONCEPÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS INSTRUCIONAIS VOLTADOS AOS INDIVÍDUOS USUÁRIOS DE AASI", de autoria de Camila Medina, Cassia Leticia Carrara Domiciano e Deborah Viviane Ferrari.
E, para encerrar, um estudo que relaciona as inovações sobre o design de origami e medicina, intitulado "PESQUISA EM DESIGN DE ORIGAMI NA ÁREA DA MEDICINA: INOVAÇÕES CIENTÍFICAS DA ORIMIMÉTICA EM INSTRUMENTAIS", de autoria de Samanta Aline Teixeira, Galdenoro Botura Junior e Thaís Regina Ueno Yamada.